04 de março de 2020

Quem é o Engenheiro Civil?

Quem é o Engenheiro Civil?

O princípio lógico das engenharias é estudar o problema, planejar uma solução, verificar viabilidade e coordenar o desenvolvimento do trabalho com visão em projetos – início, meio e fim.

Isso tudo, independente da área – civil, mecânica, química, materiais, computação, mecatrônica, entre outras e, muitas vezes associada à organização mental das “coisas” ou modelo sistêmico – detalhamento das atividades, tarefas, fases, etapas, descrevendo como, quando, onde e porque, prioridades.

O profissional engenheiro conecta pessoas, integra conhecimentos aumentando qualidade dos serviços prestados e possui foco em resolver problemas (social e econômico), principalmente em países emergentes como é o caso do Brasil.

Segundo o site http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=0&Cod=1812

Trago abaixo as funções e responsabilidades de alguns tipos de engenheiros:
Engenheiro civil é um profissional importante quando o assunto é infraestrutura. Sendo ele o principal tipo de profissional habilitado para lidar com projetos e construções de edifícios, túneis, metrôs, portos, barragens, estádios, aeroportos e até mesmo propor novas soluções tecnológicas para o melhor bem-estar da sociedade. Cabe ao engenheiro a escolha de terrenos, condições, materiais e profissionais adequados a um empreendimento, sempre buscando otimizar custos e causar os mínimos impactos ambientas, assim como o melhor custo/benefício.
Alguns dos princípios norteadores do Engenheiro de Produção são: garantir a qualidade de vida da população, defender o ecossistema e desenvolver produtos que atendam às necessidades da população. Assim como: ser inovador, criativo para descobrir formas para fabricação de produtos que ainda não existam no mercado, ter um amplo conhecimento em administração de empresas e recursos humanos para aumentar a capacidade e qualidade de produção.
Por meio de conhecimentos diversos como administração, economia e engenharia, esses profissionais aperfeiçoam técnicas e táticas de produção assim como organizam atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma empresa. O Engenheiro de Produção deve ter conhecimentos diversificados para, por exemplo, saber decretar a melhor estratégia para obtenção de mão de obra, equipamentos e matéria prima, reduzir os custos e aumentar a produtividade da organização.
Por estar intimamente ligada a tecnologia, a Engenharia Elétrica é de suma importância para o mundo moderno, onde é responsável desde o mais simples circuito eletrônico encontrado nas mais variadas tecnologias até os campos de geração, transmissão e distribuição de energia.
Essa grande abrangência que faz dela a base de tudo que envolve eletricidade, sabendo que essa mesma eletricidade é ferramenta indispensável para a sociedade do século XXI como um todo, já que essa é parte fundamental para a vivência em um mundo cada vez mais dinâmico, conectado e interativo.

Categorias dos posts

Postagens antigas