03 de outubro de 2019

Quarta Revolução Industrial?

Quarta Revolução Industrial?

Isso mesmo, já estamos nela!

E assim como já se viveu lá atrás, nas três revoluções que presenciamos adaptações serão necessárias, novas formas de trabalho surgirão incluindo novos modelos de planejar, pensar e agir.

É dentro desse cenário que trago hoje o conceito de design thinking aplicado na indústria 4.0

As três primeiras revoluções industriais resultaram na automatização da manufatura, aumentando a competitividade e inserindo a tecnologia no centro do desenvolvimento econômico.

A quarta revolução se caracteriza por tecnologias integradas que permitem a fusão dos mundos físico, digital e biológico. Entre as principais, estão a Manufatura Aditiva, a IA, a IoT, a Biologia Sintética e os Sistemas Ciber Físicos (CPS).

Com a indústria 4.0, processos tornam-se automatizados e personalizados, tudo com mais eficiência, redução de custos, maior controle, aumento da competitividade e customização.

Aqueles que não aderirem, segundo estudo realizado pela DocuSign, serão vistos como ultrapassados e priorizando parceiros e clientes que automatizam seus negócios.

E, em que momento “entra” o design thinking?

Exatamente na forma de trabalhar!

De maneira colaborativa, as pessoas passam a ser o centro das decisões, há  troca de experiências até chegar em resultados eficientes, criativos e inovadores que irão suprir as necessidades de mercado.

O design thinking permite o planejamento do produto, processo ou serviço que se pretende criar ou modificar.

De acordo com o co-fundador do Garage Criativa, Marco Antônio, “a transformação digital exige o redesenho da lógica das organizações, que devem passar a compreender a melhor forma de suprir as necessidades de seus clientes. Para isso, é necessário realizar um trabalho focado na cultura, em que os profissionais também deverão passar por mudanças comportamentais. O design thinking carrega pilares importantes para que isso aconteça, como a empatia, a colaboração, a experimentação e o comprometimento de toda uma equipe.” 

 

(Informações extraídas da publicação no site https://diariodocomercio.com.br/sitenovo/design-thinking-facilita-entrada-na-industria-4-0/ - acesso em 10/07/2019)

Categorias dos posts

Postagens antigas