03 de outubro de 2019

Mãos e conhecimento, a construção civil em 2019

Mãos e conhecimento, a construção civil em 2019

Em outros textos já falamos da transformação que o mundo, o mercado e as indústrias  vem passando, afetando vários aspectos de nosso cotidiano.

Quem aqui se lembra do telégrafo, máquina de escrever, fax, impressora contínua, internet discada... Entre outras “pérolas” que fizeram parte de uma geração, mas que também deram espaço para a inovação e a criação presente em muitos outros profissionais?

Hoje, algumas posições de trabalho desapareceram, outras são adaptadas, mas inúmeras outras surgem!

No segmento da construção civil não é diferente, a começar do projeto/croqui do engenheiro até a execução da obra.

O que antes era rascunhado no papel utilizando grafite, hoje pode ser feito em programas de computador. O que antes era construído por pessoas, pode ser construído por robôs!

Segundo o Paraná portal, 5440 novas vagas foram criadas na construção civil, frente aos novos empreendimentos que surgiram.

No estado do Paraná, diante da presença de grandes construtoras, como Ayoshii, Plaenge, Galmo, Vectra, e muitas outras empreiteiras, 93% delas pretendiam contratar funcionários no fim de 2018 (segundo dados do Sinduscon PR – fonte gazeta do povo).

Mas, o que há realmente de “novo” na execução de uma obra na construção civil?

Notam-se várias empresas, muitas novidades já chegaram e outras ainda estão por vir...

Pedreiro, empreiteiro, chefe de obra, engenheiro, arquiteto, encanador, eletricista...Tantos profissionais que hoje ocupam alguma vaga e, para se manter nela, serão necessários: capacitação, o bom e velho relacionamento, comunicação eficaz e adaptação ao novo!

Há programas, há tecnologia, mas ainda há muito contato humano por traz disso tudo.

Trabalho em equipe com tecnologia de ponta!

Esse é o recado de uma das palestras ministrada por Marcos Piangers – “... em algumas empresas, tecnológicas ou não, hoje, já não exigem certificados de graduação, o diferencial está no que elas oferecem e na forma como elas se relacionam e resolvem problemas”.

Nem tanto o céu, nem tanto a terra!

Porque segundo o site https://pedreirao.com.br/as-limitacoes-de-um-mestre-ou-encarregado-de-obras-passo-a-passo/ há muitas falhas técnicas junto aos integrantes da equipe de algumas obras - nível de capacitação, leitura de projetos, resistência ao novo, desconhecimento ou descumprimento das normas de segurança de trabalho, dificuldade em seguir cronograma, dificuldades em realizar contas matemática / quantitativo, entre outros.

Resumindo: há espaço para todos e o estado do Paraná oferece oportunidades na construção civil. Portanto, se você é dessa área, independente do cargo, estude, capacite-se e saiba se relacionar, porque qualquer que seja a tecnologia que surja sua segurança / estabilidade no trabalho estará mais garantida.

Categorias dos posts

Postagens antigas