30 de novembro de 2020

Normalização e Competitividade

Normalização e Competitividade

No mês de setembro, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) lançou o Podcast: ALUTALKS. O objetivo é reunir especialistas para compartilhar conceitos, reflexões e perspectivas sobre diversos temas que impactam no dia a dia de profissionais e empresas do segmento de alumínio.

A criação de conteúdos relevantes compartilhados de forma criativa e disponível a qualquer hora, tem ajudado na disseminação e acessibilidade do conhecimento. Por isso, estamos acompanhando de perto para compartilhar com você, um pouco mais deste bate-papo que será publicado mensalmente.

Em seu primeiro episódio, o Podcast tratou sobre a Normalização e competitividade, com a participação especial de Ayrton Filleti (presidente emérito da ABAL e gestor do Comitê Brasileiro do Alumínio) e Denise Veiga (coordenadora da área técnica da ABAL e chefe da secretaria do ABNT CB035). Foram discutidos sobre alguns conceitos de normas técnicas e a importância delas para sociedade, bem como fator de competitividade.

Você sabe o que é uma norma técnica?

 

Segundo o conceito apresentado nessa edição, uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para uso comum e repetitivo: regras, diretrizes, características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

Ou seja, é um fator para que diferentes produtos e/ou marcas possam competir no mercado de forma isonômica.

Dentro do setor do alumínio no Brasil, a ABAL foi responsável pela criação do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas do Alumínio, o CB035. As normas são criadas por comissões de estudos altamente democráticos, que atuam com temas relacionados à caracterização, tratamento de superfície de produtos, laminados, extrudados (olha a agente aqui), entre outros temas com foco no alumínio.

Você deve estar se perguntando: por que eu, como empresário ou até mesmo como consumidor devo me importar com isso?

 

A convidada Denise Veiga falou um pouco sobre isso e nós pontuamos aqui alguns detalhes:

  • Redução de Custos - a normalização está ligada com a redução de custos, mediante a padronização da oferta de produtos, tornando o comércio mais justo.
  • Aumento da produtividade – auxiliando na utilização dos recursos empregados na fabricação e fornecimento de produtos.
  • Comunicação assertiva – aumentando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços, entre seus parceiros e seus clientes.
  • Qualidade e segurança – As normas asseguram que sejam cumpridos os requisitos que garantem que o desempenho mínimo do produto seja atendido.

 

Por isso, podemos concluir que, a normalização está diretamente relacionada com a competitividade, pois gera um impacto na economia, produtividade, abastecimento, qualidade, segurança e inovação.

O presidente da ABAL ainda fala sobre o tema e apresenta alguns casos práticos de normas aplicadas ao setor do alumínio e quais os benefícios tanto para o produtor quanto ao consumidor.

 

Muito bom, não é? Mas, nós não vamos contar tudo!

Abaixo está o link desse episódio e você pode acessar a qualquer hora, então, separe um momento para entender mais sobre o assunto e aumentar o seu nível de conhecimento.

lnkd.in/d5_vhBA

Em breve, voltaremos com mais conteúdo!

Até logo

 

Texto de: Karina Mayara da Silva.

Categorias dos posts

Postagens antigas