17 de março de 2021

A CONSTRUÇÃO CIVIL E OS EFEITOS DA PANDEMIA

A CONSTRUÇÃO CIVIL E OS EFEITOS DA PANDEMIA

O fato é que o mundo não estava preparado para a crise sanitária causada pela pandemia do novo Coronavírus. Esse evento de proporções globais afetou todos os setores da sociedade, economia, indústria, e não foi diferente para a construção civil.

O ano de 2020 começou com uma expectativa positiva, os empresários estavam otimistas e demonstravam a intenção de aplicações em investimentos, o que aumentaria a atividade do setor. No entanto, a pandemia paralisou o planeta e trouxe incertezas.

 

Como a construção civil lidou com esse momento de crise?

 

As obras não foram paralisadas!

A mobilização de empresas garantiu que o setor fosse reconhecido como atividade essencial trazendo a possibilidade de operar atendendo os protocolos de segurança.

Um grande estímulo foi o comportamento da sociedade em relação a suas prioridades. Estando em um período maior em casa e sem a possibilidade de viajar ou com a necessidade de se preparar para um trabalho remoto, muitos fizeram investimento para melhoria do lar.

A indústria da construção seguiu uma trajetória de crescimento constatando uma movimentação incomum para épocas do ano que geralmente apresentavam baixa nas atividades. Esse aquecimento estimulou uma alta em oportunidades de empregos, com índices acima das previsões do começo do ano.

Em contrapartida, setores que fornecem insumos não estavam preparados para esse crescimento acelerado e a falta de matéria-prima trouxe escassez de material além de um aumento no preço.

 

Como está o ano de 2021?

 

Iniciamos o ano com expectativas positivas!

A previsão de alguns economistas é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor volte aos patamares de 2019, cerca de 5,5%. Em meio a tantas incertezas, o saldo positivo de 2020 aumenta a expectativa de um aumento na empregabilidade, no crescimento da indústria e também nos índices de confiança.

As vendas de imóveis do primeiro semestre de 2020 vão refletir em obras que terão início nos primeiros meses de 2021, mantendo aquecido a indústria de materiais de construção. A falta de insumos e o aumento do preço da matéria-prima ainda será uma fragilidade que pode influenciar no crescimento do setor.

Os desafios são inúmeros e a pandemia parece estar longe do fim, porém seguimos confiantes, trabalhando dentro das medidas de segurança e confiando que encerraremos o ano com um saldo positivo de crescimento.

 

Referências:

https://revistaaluminio.com.br/apos-ano-atipico-setor-da-construcao-civil-deve-crescer-em-2021/

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/alta-na-atividade-da-construcao-civil-impulsiona-criacao-de-empregos/

https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/10/23/para-empresarios-escassez-de-insumos-ameaca-travar-recuperacao-da-industria.htm?

 

Texto de: Karina Mayara da Silva.

Categorias dos posts

Postagens antigas