14 de abril de 2021

AFINAL, PARA QUE SERVE A RÉGUA DE PEDREIRO?

AFINAL, PARA QUE SERVE A RÉGUA DE PEDREIRO?

O sucesso e a boa execução de um projeto está ligado diretamente ao profissional que o realiza e aos equipamentos utilizados para desempenhar suas tarefas de maneira adequada. Cada ferramenta tem sua função específica e é essencial que todos os instrumentos estejam de acordo com o método de trabalho, resultando em eficiência, organização e produtividade na obra. Fique por aqui e vamos falar um pouco mais de uma ferramenta muito conhecida: A Régua de Pedreiro.

A régua de Pedreiro serve como um material de auxílio para nivelar o acabamento de paredes, pisos e superfícies que deveriam ser planas. Geralmente utilizada em obras de pequeno porte, juntamente com outras ferramentas como a colher de pedreiro, agilizam o trabalho deixando a área uniforme e pronta para receber o acabamento.

Para entendermos mais sobre sua aplicabilidade vamos falar sobre uma fase na construção chamada de sarrafeamento, uma das etapas mais importantes na execução de emboço, reboco, contrapiso ou laje.

 

RÉGUA DE PEDREIRO E O SARRAFEAMENTO DO EMBOÇO

O emboço é um revestimento de superfícies feito de areia, cimento e cal ou saibro. Sua principal função é a vedação e regularização da superfície, além da proteção da edificação, evitando a penetração de agentes agressivos. Nessa fase a régua é utilizada para retirar o excesso da argamassa que cria a faixa mestra.

 

RÉGUA DE PEDREIRO E O SARRAFEAMENTO REBOCO

O reboco é a camada final do revestimento (também chamada “massa fina”) e sua função é de tornar a superfície sobre o emboço mais lisa. Aqui, a régua é posicionada para determinar a espessura da camada retirando o excesso da argamassa até atingir o nível determinado. Um trabalho minucioso e técnico já que seu manuseio deve ser feito de modo a não comprometer a aderência da argamassa, nem remover mais do que o necessário.

 

RÉGUA DE PEDREIRO E O SARRAFEAMENTO CONTRAPISO

O contrapiso é a camada, com cerca de 3 centímetros de espessura, de argamassa de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento. A régua de alumínio entra para retirar o excesso e deixar a superfície pronta para uso ou para a instalação do acabamento.

 

TAMANHOS E MODELOS

As réguas de pedreiro em sua maioria são fabricadas em alumínio por ser um material reforçado, proporcionando durabilidade e resistência à corrosão/oxidação. Possuem diferentes tamanhos, comprimentos e profundidades, por isso separamos alguns modelos para entendermos melhor sobre suas funcionalidades:

- As réguas bitubulares ou frisadas, ambas com canto vivo, são fabricadas com tampas nas extremidades para impedir a entrada de resíduos além de serem altamente resistentes para a alinhamento e nivelamento de superfícies. Seus tamanhos e espessuras influenciam no seu peso e resistência.

- Um outro modelo muito utilizado é a Régua Prática, com um desenho diferente das demais, não possuí tampa nas extremidades e é conhecida como: anatômica, régua para gesseiro ou goiana.

Legal, não é?! Entender mais sobre um produto é uma forma de vender mais. Por isso, se você comercializa réguas de pedreiro aí na sua loja, já tem mais informações para demonstrar ao seu cliente, que entende do assunto, e pode oferecer as melhores opções.

Acompanhe nossos conteúdos e saiba mais!

 

Referência:

 https://www.mapadaobra.com.br/sarrafeamento-e-necessario-para-regularizar-a-superficie/

https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-contrapiso.html

https://construfacilrj.com.br/o-que-e-reboco-para-que-serve/

 

Texto de: Karina Mayara da Silva.

 

 

 

 

 

 

 

Categorias dos posts

Postagens antigas